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O nascimento de uma Lenda!

Onde tudo começou...

Para entender a história da marca Lamborghini, é necessário recuar no tempo e às origens de tudo. 

Pensem numa família apaixonada por motores de primeira classe e encontram Lamborghini. Foi em Sant'Agata Bolognese, num pedaço da Planície Padana que a história se começou a escrever. 

Agora, pensem em Modena e Maranello e sintonizam-se com o local onde são criados os automóveis mais bonitos do mundo. Foi aqui que tudo se uniu através da experiência e da sensibilidade misturadas com pura paixão. 

Tudo nasceu do sangue quente das gentes desta província, desta terra rica e fértil, dos longos caminhos que atravessam os campos cultivados. Nasceu do silêncio dos dias quentes de verão, onde os motores destes carros começaram a quebrar no ar como sirenes. 

Foi nestas longas e retas estradas, da via Emília, em Itália, que foi desenhado o ADN dos maravilhosos motores da Lamborghini, que pareciam ter sido criados para pisar fundo no acelerador e deliciar-se com o som do mais belo e sonoro motor de 12 cilindros, criado em Sant'Agata Bolognese. 

A paixão pelos motores.

Toda a mística da Automobili Lamborghini está relacionada ao homem que teve a inspiração, a habilidade e a determinação de transformar um sonho em realidade.

O pai da Lamborghini Trattori e da Automobili Lamborghini, senhor Ferruccio Lamborghini, nasceu em 1916 numa família de agricultores em Renazzo, uma pequena vila perto de Bolonha. 

Ferruccio sempre foi apaixonado por tecnologia e por mecânica, tendo cursado estudos técnicos em Boloha. Para além disso, ele fazia parte do corpo de mecânicos da Força Aérea Italiana, onde se tornou proficiente a trabalhar com motores. Quando a guerra terminou, Itália foi atormentada pela escassez e, dentro dessa escassez, existia carência por tratores. Ao perceber esta oportunidade, Lamborghini comprou duas máquinas militares e reconfigurou-as como tratores. 

Foi, no ano de 1948, fundada em Pieve di Cento a Lamborghini Trattori, onde o logotipo da empresa se associava ao simbolo do signo do zodíaco de Ferruccio - o Touro. Esta jogada astuta resultou num negócio de sucesso para o jovem empresário, que rapidamente se veio a tornar num homem bastante rico. 

Entre as décadas de 50 e 60, a Lamborghini Trattori tornou-se numa das mais importantes fábricas de equipamentos agrícolas.

O governo italiano negou o seu envolvimento na indústria de helicópteros.

A produção de queimadores de óleo combustível e sistemas de ar condicionado seguiu a atividade existente até 1959, quando, graças à sua habilidade técnica e à sua paixão, Ferruccio começou a conceber o seu possível envolvimento na indústria de helicópteros. Quando o governo italiano negou o seu envolvimento para com a indústria de helicópteros, Lamborghini decidiu começar com a produção de carros desportivos.  

Detentor de vários carros desportivos, sempre de última geração, encontrava-se satisfeito com os seus Ferraris. Porém, as embreagens dos Ferraris não aguentavam a potência do motor e Ferruccio consertou-as várias vezes sem nenhuma melhoria duradoura. 

Certo dia, Ferruccio Lamborghini decidiu confrontar Enzo Ferrari com essa fraqueza que, ao ouvir a reclamação, proferiu as lendárias palavras que desencadearam a fundação da Automobili Lamborghini: "Tu sabes dirigir um trator, mas nunca aprenderás a dirigir um Ferrari!". Foi aqui que Lamborghini prometeu fazer o seu próprio carro - um carro de verdade!

Promessa feita, promessa cumprida!

A Automobili Lamborghini foi fundada em 7 de maio de 1963. Os negócios foram ainda melhores do que as expectativas de Ferruccio e a Lamborghini tornou-se um nome forte no mundo dos carros desportivos. No final dos anos 60, a empresa empregava cerca de 4.500 pessoas.

Porém, poucos anos depois, em 1972, Ferruccio viu-se obrigado a vender 51% das ações da Automobili Lamborghini devido a problemas económicos, adjacentes do embargo do petróleo e da recessão mundial. Passados dois anos, em 1974, vendeu as restantes ações que detinha e deixou a fábrica para sempre.

Nessa altura, mudou-se para a propriedade La Fiorita no Lago Trasimeno, na Úmbria, onde criou um vinhedo de raíz. Foi aqui que voltou a entrar numa nova indústria, desta vez na indústria do vinho, com a primeira colheita obtida em 1975, produzindo o vinho "Sangue di Miura" ("Sangue do Touro") com a supervisão enológica de Giorgio Grai, um dos melhores enólogos da época.

Foi aí que a sua mente voltou a florescer e ele decidiu construir um campo de golfe, adequado para caddies movidos hidraulicamente, e construiu para si mesmo um museu de carros. Quando lhe perguntavam qual carro ele mais gostava, ele sempre respondia "Miura". 

Ferruccio Lamborghini morreu a 20 de fevereiro de 1993 aos 77 anos.

A produção de vinho ainda continua.

Em meados dos anos 90, Patrizia Lamborghini, filha de Ferruccio, conseguiu a gestão da herdade prosseguindo, e até reforçando aquela ambição de fazer vinhos de qualidade que o seu pai tinha.

Desde essa altura, a maior parte das vinhas foi replantada, manifestando preferência por Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon e Grechetto.

Atualmente, as vinhas estendem-se por uma área total de 30 hectares, mas os planos futuros da atual propriedade prevêem a replantação de toda a área de vinha.

A busca extrema pela qualidade e a vontade de evidenciar as características do território permitiram o início de uma melhoria dramática, tanto na gestão das vinhas, como na condução da vinificação supervisionada por Riccardo Cotarella há mais de 20 anos. O resultado desses esforços resultou em vinhos modernos de altíssimo padrão e qualidade.