Passar para o conteúdo principal

Conheça a origem da Adega.

De volta às suas raízes.

Quem conheceu Ferruccio Lamborghini vai lembrar-se sempre da sua criatividade e do seu sentido estético e, para isso, basta pensar nos famosos carros da marca. 

Assim sendo, não é de espantar que nos anos 60, tenha escolhido Úmbria para se aposentar do negócio automobilístico e voltar às suas raízes e aquilo que os seus pais se dedicaram desde sempre: a agricultura. 

Entre o lago e a vila medieval.

A propriedade Lamborghini fica entre o lado sul do lago Trasimeno e a bela vila medieval de Panicale. Está situada na fronteira entre a Úmbria e a Toscana, Cortona e o vale de Chiana estão a apenas alguns quilómetros de distância da propriedade.

Foi comprada nos anos 60 por Ferruccio Lamborghini que, durante uma viagem pela região, se apaixonou pela paisagem composta por suaves colinas onduladas fazendo com que, depois de se aposentar da Automobili Lamborgini, voltasse às suas raízes de agricultor.

Um negócio que continua na família.

Ferruccio começou por plantar diferentes variedades de uvas tintas e brancas. Para além dos tradicionais Sangiovese e Ciliegiolo, a escolha recaiu, também, sobre o Merlot e o Cabernet Sauvignon, castas inusitadas nessa fase inicial.

Em meados dos anos 90, Patrizia Lamborghini, após o falecimento do pai, conseguiu a gestão da propriedade perseguindo, e até reforçando, aquela ambição de fazer vinhos extravagantes de qualidade e vinhos italianos premium. 

Giorgio Grai fez parte da fundação.

Considerado o pai da vinificação moderna em Itália, Giorgio Grai ajudou Ferruccio na fundação dos Vinhos Lamborghini. 

O seu olfato e sensibilidade incomuns permitiram captar a essência dos vinhos e compreender a sua alma, tornando a marca prestigiada na indústria dos vinhos. 

Riccardo Cotarella também fez parte da fundação.

Apelidado de "o Mago da Vinificação", Ricardo é o enólogo do momento, tanto em Itália quanto em França. 

Cotarella é famoso pelos seus poderosos vinhos tintos, mas a sua notoriedade precoce veio dos brancos.